terça-feira, 1 de dezembro de 2009

NOSSAS OFICINAS FORAM ASSIM






DIRETORIA DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II


DIREC 6 / ILHÉUS

FORMADORA: ELIANE APARECIDA CERQUEIRA FONSECA / LP


DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS

OFICINA DE AVALIAÇÃO

DATA: 15,16,17 /09/2009

Objetivo da oficina: Discutir sobre as formas de avaliar, suas implicações e resultados no processo aprendizagem. Analisar e conhecer o sistema de avaliação do SAEB – Prova Brasil e ENEM.

Acontecimentos importantes: Efetuou-se discussão sobre concepções de currículo e sua articulação com a avaliação. Os cursistas interagiram sobre tipos de avaliação e estratégias adotadas em sua prática pedagógica.
Abordou-se, também, a proposta da avaliação externa, como o ENEM e a Prova Brasil, sistematizando-se sobre seus objetivos e métodos.

Ponto positivo: Em grupos, os cursistas analisaram itens da Prova Brasil a partir da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, identificando os descritores contemplados por cada um.
Houve significativo interesse dos cursistas por esse trabalho, sendo salientado por eles a relação dessa abordagem com as competências e habilidades definidas no PCN e, portanto, a necessidade de se inserir essa prática em seus planejamentos.

Ponto a ser revisto: Como a grande maioria dos professores não conhecia sequer a Matriz de Referência da Prova Brasil, cabe reforçar um trabalho com os descritores ao longo do curso, em cada oficina realizada, através de atividades propostas nos AAAs.


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DIRETORIA DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II


DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS


OFICINA INTRODUTÓRIA

DATA: 27/07/2009

Objetivo da oficina: Apresentar o Programa Gestar II, através do Guia Geral.

Acontecimentos importantes: A acolhida do professor cursista deu-se de forma bastante descontraída, promovendo um momento de apresentação pessoal e profissional, com o objetivo de se construir um perfil inicial da turma, com dados como nome, formação, função e expectativa em relação ao curso.
Nesse encontro destacou-se a apresentação do programa com sua estrutura, pilares objetivos e principais ações, com estudo do guia geral, entregue junto ao kit com Cadernos de Teoria e Prática e AAA correspondente.
Tratou-se, também, de questões relativas à carga horária e cronograma de encontros presenciais.

Ponto positivo: Esse estudo salientou a importância do cumprimento dos deveres do professor cursista, principalmente sobre a necessidade dos estudos individuais e dos pré-requisitos para sua certificação.
Foi bem destacado, pelos cursistas, o valor do plantão e do acompanhamento pedagógicos nesse processo de formação continuada.

Ponto a ser revisto: Devem ser retomadas, em outras oficinas, questões relativas ao conteúdo dos relatórios dos “Avançando na Prática”, pois o tempo previsto não foi suficiente.


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Tente Outra Vez
Raul Seixas
Composição: Raul Seixas / Marcelo Motta / Paulo Coelho

Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...

Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...

Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça agüenta
Se você parar
Não! Não! Não!
Não! Não! Não!...

Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...

Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Humrum!...

Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...


DIRETORIA DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II


DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS

OFICINA DE PROJETOS

DATA: 19, 20, 21 /08/2009


Objetivo da oficina: Discutir as etapas e elaboração de um projeto.

Acontecimentos importantes: Através de uma dinâmica de grupo, “Malas Prontas”, os cursistas foram sensibilizados com questões relativas a sonhos, desejos, empenho, persistência necessidades e superação de dificuldades.
Foram sistematizados conteúdos sobre a Pedagogia de projetos, a partir de teóricos como Nilbo Nogueira, Miguel Arroyo, Ingedore koch, Celso Antunes, entre outros. A partir daí, foram dadas orientações para elaboração de projeto e suas etapas, partindo do eixo problemática – temática – ações possíveis, com participação efetiva dos cursistas, que relataram experiências nesse sentido.

Ponto positivo: Enfatizou-se e discutiu-se a necessidade da interação do aluno no processo da construção do conhecimento a fim de viabilizar a aprendizagem significativa.

Ponto a ser revisto: Devido a falta de vivência em projetos, revelada por um bom número de cursistas, faz-se necessário reforçar conteúdos e mais orientações sobre essa elaboração nos plantões pedagógicos.



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DIRETORIA DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II


DIREC 6 / ILHÉUS

FORMADORA: ELIANE APARECIDA CERQUEIRA FONSECA / LP


DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS

OFICINA DO TP 3: GÊNEROS TEXTUAIS

DATA: 01, 03 /09/2009

Objetivo da oficina: Caracterizar os gêneros textuais.

Acontecimentos importantes: O encontro foi iniciado com reflexões sobre o conceito de texto, sobre o modo como ele é trabalhado em sala e como contempla os objetivos do estudo da Língua Portuguesa, segundo o PCN.
Partindo para o estudo dos gêneros textuais, esclareceram-se dúvidas sobre suporte, portador, serviço e canal, caracterizando também, textos multimodais, hibridização e transmutação de gêneros, diferenças entre gêneros e tipos textuais e a importância desse trabalho nas aulas de Língua Portuguesa.
Em grupos, os cursistas planejaram e apresentaram uma proposta de atividade de leitura, interpretação e produção textual para séries do Ensino Fundamental II, a partir de textos indicados no TP 3, focalizando a estrutura formal, conteúdo informacional e funcional, além da adequação às séries propostas.

Ponto positivo: Foi muito produtiva a discussão sobre gêneros e tipos textuais e o envolvimento dos cursistas, com a diversidade de gêneros textuais expostos e comentados na sala também foi bastante enriquecedor. Destacaram que todos eram textos de fácil acesso tanto para eles, como para os alunos e que isso favorecia um bom trabalho co textos na sala de aula.

Ponto a ser revisto: Seria preciso mais tempo para mediação da elaboração da proposta da atividade de leitura, em grupos, a fim de orientar melhor os cursistas em relação às habilidades contempladas em cada uma, assim como a relação com as atividades do AAA 3. Pode-se retomar esse ponto nos plantões pedagógicos.


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DIREC 6 / ILHÉUS

FORMADORA: ELIANE APARECIDA CERQUEIRA FONSECA / LP


DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS

OFICINA DO TP 4

DATA: 29 e 31 /09/2009

Objetivo da oficina: : Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.

Acontecimentos importantes:
O encontro foi iniciado com reflexões sobre as diversas situações de letramento a que estamos submetidos durante todo o tempo e sobre como a escola se comporta diante da proposta de letramento. Foi dramatizado pelos cursistas situações sócio-comunicativas para se fazer relações e considerações dentro da perspectiva do letramento, observando as características, finalidade, possíveis interlocutores, possível intenção do locutor, linguagem, entre outros das situações de uso da língua.
Textos de circulação social: tabelas, formulários, contas de água, luz etc, placas de sinalização, propagandas, especialmente as que despertam a curiosidade do leitor. etc. foram expostos para servirem de exemplo durante toda a oficina.
O estudo sobre letramento contemplou : Diferenciar letramento de alfabetização; conceitos de analfabetismo; alfabetismo, iletrado; o processo de letramento; importância da cultura; papel do professor e da escola. Falar sobre procedimentos, estratégias e objetivos de leitura. Atribuições de significados, procedimentos, estratégias e objetivos de leitura.
. Em grupos, os cursistas planejaram e apresentaram uma proposta de atividade de leitura, interpretação e produção textual para séries do Ensino Fundamental II, a partir de textos indicados no TP 4, focalizando a estrutura formal, conteúdo informacional e funcional, além da adequação às séries propostas.

Ponto positivo: Foi muito produtiva a discussão sobre letramento e a relação com gêneros textuais e o envolvimento dos cursistas, com a diversidade de gêneros textuais expostos e comentados na sala também foi bastante enriquecedor.

Ponto a ser revisto: Não é possível atender as necessidades individuais que surgem quanto ao planejamento das atividades sugeridas durante a oficina, por causa do tempo. Tornando o plantão pedagógico muito visitado.


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DIREC 6 / ILHÉUS

FORMADORA: ELIANE APARECIDA CERQUEIRA FONSECA / LP


DESCRIÇÃO SUCINTA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS

OFICINA DO TP 5: L

DATA: 20 e 22 /10/2009

Objetivo da oficina: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos

Acontecimentos importantes:
O encontro foi iniciado com reflexões sobre que palavras são mais importantes em um texto,quais podem ser retiradas do texto, sem prejudicar seu sentido. A diversidade de estilos e as relações com coerência textual e como se constrói a coerência textual, considerando os conhecimentos prévios, pistas textuais, gênero, entre outros, foram pontos de destaque com relação ao estudo proposto para a oficina, Observou-se que a coerência não está apenas no texto, depende também dos interlocutores entre outros fatores.
Com a leitura do Texto de Referência do TP, foi feita considerações sobre os morfemas e os lexemas. Posteriormente a aplicação desse conhecimento.
. Em grupos, os cursistas planejaram e apresentaram uma proposta de atividade de leitura, interpretação e produção textual para séries do Ensino Fundamental II, a partir de textos indicados no TP 5, focalizando a estrutura formal, conteúdo informacional e funcional, além da adequação às séries propostas.

Ponto positivo: Foi muito animada, criativa e produtiva essa oficina. A participação e interesse cresce a cada momento. As atividades desenvolvidas e socializadas pelos grupos estavam coerentes com a proposta indicada.

Ponto a ser revisto: Apenas uma atividade pode ser vista no AAA, aula 2 página 50 unidade 18, o tempo é pouco para fazer considerações sobre as atividades deste caderno, concentrando, assim o estudo mais no TP durante a oficina.

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