terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PODE FALAR PROFESSOR

Date: Wed, 25 Nov 2009 11:41:06 -0800
From: leaoselma@yahoo.com.br
Subject: Depoimento
To: elyouliu@hotmail.com

Oi! Eliane!

Não sei se servirá este depoimento, pois a timidez nos impede de ser gravado... Porém gostaria de dizer que estou amando realizar as atividades do Programa do Gestar, que para mim está sendo de grande ajuda, além de ser gratificante a aplicação das atividades sugeridas. Os alunos se sentem mais motivados e felizes durante as aulas ministradas, pedindo BIS!
Como as atividades são riquíssimas e nos sugere complementação, sugiro que tenhamos mais tempo de aplicação de um TP ao outro, senti necessidade de expandir a proposta por meio de pesquisa. Acredito, que dessa forma o nosso alunado poderá ampliar mais e mais o conhecimento, o poder de reflexão...
Durante o pouco tempo, percebi que os alunos ( 1º ano do ensino médio) se desenvolveram de forma gradativa, não só na minha disciplina Redação, também em outras, pois alguns colegas comentam que a turma está mais participativa. Essa turma apresenta grandes dificuldades: ortográfica, leitura, interpretação, criticidade, reflexão. Mas, percebemos que não perderam o estímulo nem o intesse, pois já estão fazendo planos para o próximo ano.
Valeu Gestar! Valeu Eliane!

Beijos Selma

_____________________________________________________________________________________

From: cyddamoraes@hotmail.com
To: elyouliu@hotmail.com
Subject: RE: Depoimento
Date: Mon, 30 Nov 2009 13:36:39 +0000

Oi, Eliane!

Escrever é mais fácil!
Pra mim o GESTAR mudou tudo! E me sinto muito à vontade pra dizer isso pois vejo o resultado nas oficinas aplicadas e nas aulas de português também; quanto mais eu eu vejo que deu certo maior a vontade de acertar sempre.
Me sinto bem e muito feliz quando os meninos me pedem pra ir pra sala, pra ocupar um horário que está vago e sei que isso só está acontecendo por conta da oportunidade que tive de conhecer o GESTAR e assim poder mudar minha prática. Vejo, sentido nas aulas de português, agora. E mais importante: os meus alunos estão percebendo isso! Estão aprendendo! Estão participando! Estão perdendo o medo de se expressar.
Estou muito feliz!
Obrigada!!

Maria Aparecida M. dos Santos

_____________________________________________________________________________________

From: ilka.lavigne@hotmail.com
To: elyouliu@hotmail.com
Subject: Depoimento
Date: Mon, 30 Nov 2009 12:06:24 -0200


Eliane

Gestar Para mim foi socialização alegria, satisfação e interesse por parte dos alunos. DIA DE AVANÇANDO NA PRÁTICA É TUDO DE BOM, pois essas atividades serviram e servirão de suportes para as avaliações no cotidiano escolar e reflexões sobre a minha prática.

Ilka Lavgne

_____________________________________________________________________________________

From: marlima21@hotmail.com
To: elyouliu@hotmail.com
Subject: RE: Depoimento
Date: Mon, 30 Nov 2009 14:13:43 +0000

Quero dizer que participar do GESTAR/2009, com a Eliane Cerqueira como mediadora, tem sido de grande valia para a minha prática de sala de aula, além de muito agradável, dinâmico e estimulante a forma como ela conduz os nossos encontros. Há algo que compreendi, aprendi e experimentei neste processo como cursista que julgo ser de suma importância destacar: estabelecer objetivo específico para a aula a ser ministrada aos alunos, escolher textos e atividades adequadas para alcançar o objetivo.
Eu sempre programei as minhas aulas estabelecendo o assunto a ser trabalhado e as atividades a serem aplicadas em sala de aula, mas ao fazer o GESTAR compreendi que além de escolher o assunto da grade curricular, estabelecer objetivos específicos, elaborar atividades que contemplem estes objetivos, são pré-requisitos para que o meu aluno tenha mais facilidade em seu processo de aprendizado. Só de experimentar esta prática, e perceber o quanto ela tornou mais interessante e participativa as minhas aulas, bem como contribuiu para o gradual desenvolvimento dos meus alunos, sobretudo nas produções textuais, digo que o curso tem sido muito bom.
A única ressalva está no fato de o curso ter começado estando o ano letivo avançado. Acredito que se tivéssemos começado antes, os resultados que observei com meus alunos, os da 8ª série A, teriam sido melhores. Contudo, isso não invalida que eu continue aplicando os meus conhecimentos adquiridos no Gestar, o que significa que não só uma série, ou turma poderá ser privilegiada com a minha nova prática, mas todos quanto forem meus alunos, nos anos vindouros.

Beijão, Eli!
Devo dizer também, que fui feliz em não ter sido inscrita nas turmas anteriores. Se isto tivesse acontecido, teria perdido o prazer de te conhecer. Você é "porreta" viu, bichinha?!?! rsrsrs Olhe a variação linguística!! kkkk

Rudineia Lima.

_____________________________________________________________________________________

From: pat.regina@oi.com.br
To: elyouliu@hotmail.com
Subject: DEPOIMENTO
Date: Mon, 30 Nov 2009 12:43:43 -0200


Em meio a tantas dificuldaes, a tantos problemas que, infelizmente, o processo de ensino-aprendizagem atualmente passa, é imprescindível refletir sobre a aquisição de uma nova prática pedagógica. E foi essa reflexão que busquei e encontrei no Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Língua Portuguesa. E poder pôr em prática cada reflexão também foi de suma importância.
Inicialmente, pensei que encontraria dificuldades para aplicar as atividades em sala de aula. Mas, felizmente, todas as aplicações foram bem aceitas pelos alunos, foram trabalhadas da melhor forma possível e certamente, os resultados obtidos foram satisfatórios tanto para mim, enquanto professora, quanto para os alunos. Os temas abordados são temas centrais para a construção do conhecimento que pretendemos que nossos alunos adquira: ler, analisar/interpretar, produzir.
Cada atividade aplicada convencia-me que é sim, possível, fazer diferente. Expor um tema de maneira diferente, dar uma uma aula de forma mais aprazível para aluno e professor e obter o resultado pretendido.
As dificuldades existem, os problemas idem, mas é possível encontrar soluções para saná-los. E o Gestar mostrou-me justamente este caminho: o caminho para sanar ou pelo menos amenizar as angústias que tenho com o processo de ensino-aprendizagem. Foiu notório o desenvolvimento de grande parte dos alunos a apartir das aplicações das atividades: mais disposição para a leitura, mais participação oral na aula, mais entrosamento com colegas no momento de atividade em grupo.
Infelizmente, o programa tardou um pouco a iniciar, mas a sua importância e a competência da nossa formadora contornaram perfeitamente bem este atraso e o brilho do Programa não foi menor por isso.
Assim agradeço a oportunidade de ser cursista Gestar II e de foma, especial a formadora Eliane que com seu dinamismo e competência não permitiu que entraves que ocorreram diminuissem nossa empolgação com as aplicações das atividades em sala de aula.

E agora, espero, ansiosamente, pelo GESTAR 2010!!!

Até lá!!!

Patrícia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário