quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ONDE TUDO COMEÇOU

Primeira Semana de Formação do GESTAR (13 a 17 de julho )

Cursista: Eliane Aparecida Cerqueira Fonseca

Matrícula: 11.357.642-7

Email: elyouliu@hotmail.com; elyouliugestarba@gmail.com.

Formação: Magistério, Licenciatura em Letras e Pedagogia. Especialização em Leitura e Produção Textual na Escola ; Educação de Jovens e Adultos.
Lamentei inicialmente o ambiente escolhido para realizar o nosso primeiro encontro. Ambiente sem infra estrutura, muito desconfortável. Passar oito horas por dias naquele local não foi nada fácil. Gostaria de me limitar apenas a essa observação.
A nossa Formadora chegou com uma “mala” cheinha de conhecimento para compartilhar e muita paciência. Mas era interrompida o tempo todo: Inscrições, cadastramentos, avisos, entre outros. A “organização” desse momento atrasou nosso trabalho.
A partir do segundo dia a formação ganha outra dinâmica. O estudo voltado para gêneros textuais, sugestões e muita discussão vai enriquecendo o momento. Muitos colegas com conhecimento no assunto se posicionam a respeito do tema.
Tivemos momentos de estudo, conflitos , acordos, homenagem, oração , tudo em grupo . Tentávamos nos entender, as diferenças de conhecimento, posicionamentos, expectativas inicialmente não encontravam objetivo comum. O planejamento inicial, sofreu replanejamento. O material rico que vinha na “mala”da formadora não pode ser totalmente explorando. Mas o T3 foi bem estudado. Um dos trabalhos em grupo: Produção de um poema – na análise de gênero - SER POÉTICO, a seguir:

Menino brinca

Brinca com as palavras
A bola subiu e quebrou a vidraça!
Prá...prá... prá...
Corre para lá,
Corre para cá,
Menino na rua
Pula e brinca

Menino escreve:

“O pipa no ar
Colorindo o céu.
O sol sorriu!”
“Risco de vermelho”
Papel amassado
Triste em um canto,
Medo de ser feliz!

(Em colaboração com o grupo: Eliane Cerqueira)

Muitas produções textuais foram surgindo durante a semana, ver fotos.
Assistimos aos filme: Narradores de Javé. Outra atividade a partir dessa ação será explorada, mas será preciso elaborar uma seqüência didática. Muitas atividades e estudos fizemos, ora individualmente, ora em grupo. Pena não ter visto “tudo”que existia naquela mala... com certeza muito conhecimento e emoções teríamos vivido mais...
A pesar das condições ambientais, foi proveitoso nosso primeiro encontro.
Convivi com colegas ansiosos,
sedentos por conhecimento,
outros com abundância,
mas com pouca tolerância,
uns muito talentosos,
alguns calados e atentos.
Rosa nesse jardim,!
tentava compreender essa gente
E observava cada momento. (Eliane Cerqueira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário